Como fazer Pompagem?

Published by Charlie Davidson on

Como fazer Pompagem?

A pompage deve ser realizada de maneira suave e simétrica tensionando com as duas mãos simultaneamente. Esta manobra é uma excelente pompage linfática torácica. O paciente encontra-se em decúbito dorsal. O terapeuta encontra-se em pé à cabeceira, suas duas mãos colocadas uma sobre a outra sobre o esterno do cliente.

O que é Pompagem?

A pompage é uma técnica de terapia manu- al, que promove relaxamento muscular, melhora da circulação e regeneração articular. A pompage trabalha com o relaxamento das fáscias através de um alongamento lento, regular e progressivo.

O que é Pompagem cervical?

A pompage consiste em uma técnica manual direcionada para o tecido miofascial com presença de tensão, edema, restrições de movimentos, é uma mobilização fascial que melhora a circulação sanguínea local, ajudando assim a reduzir a dor e degenerações articulares.

Quais os efeitos da Pompagem?

A pompage trata- se de uma técnica de terapia manual que tensiona a região promovendo relaxamento muscular, melhora articular, hidratação articular, melhora da circulação e alívio de dor.

Qual a diferença entre Pompage e Liberação Miofascial?

Diferente da Liberação Miofascial a Pompagem trabalha em deslizamentos das fáscias sobre os músculos, esse método foi criado pelo Frances Marcel Bienfait, é um trabalho miotensivo, que tem como objetivo melhorar a nutrição do tecido através da melhora na circulação dos tecidos moles, quebrando contraturas.

Para que serve manipulação articular?

A manipulação articular é uma técnica de terapia manual utilizada para aliviar a dor, melhorando a amplitude de movimento causada por disfunções articulares, agindo principalmente nas alterações geradas sobre mecânica articular.

Qual é a função da Pompage na musculatura?

Pompage são manobras utilizadas para relaxar a musculatura em torno das articulações. Estas manobras são realizadas de forma precisa e têm determinadas características que proporcionam relaxamento da musculatura estática.

Como fazer fisioterapia da coluna cervical?

O paciente deve manter-se de pé no lado externo do Cadillac, segurando as alças de mãos. Deve realizar a rotação de tronco, levantando um braço (flexão) e abaixando o outro (extensão). Esse exercício tem objetivo de dar maior mobilidade e flexibilidade aos músculos que se ligam à coluna cervical e torácica.

O que é uma fáscia muscular?

A fáscia é definida como camadas de tecido conjuntivo, que reveste o músculos e vísceras, que tem funções fundamentais no nosso corpo, como proteção, revestimento, absorção de impacto, entre outros. Quando há disfunções na fáscia, o corpo sofre várias alterações.

Quais os objetivos principais da Pompagem muscular?

Os principais objetivos da pompage são relaxamento muscular, favorecimento da circulação, regeneração articular, analgesia, aumento da amplitude articular. A manobra da apresenta-se dividida em três etapas: Tensionamento da estrutura corporal; Manutenção do tensionamento; e Retorno Lento à posição inicial.

O que é Crochetagem miofascial?

A crochetagem é uma técnica criada pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman nos anos 70. A ideia era poder realizar a liberação miofascial através de instrumentos específicos. Mas a criação dessas ferramentas têm uma razão bem particular. Os instrumentos da crochetagem apresentam uma curvatura em sua extremidade final.

Qual é a contra indicação da mobilização articular?

Existe essencialmente apenas uma precaução / contra-indicação para a mobilização articular; Essa é uma disfunção articular hipermóvel ou outro tecido instável.

Categories: Users' questions