Quais os principais generos da poesia galego-portuguesa profana?

Published by Charlie Davidson on

Quais os principais gêneros da poesia galego-portuguesa profana?

Assim, os principais géneros da poesia galego-portuguesa profana são a cantiga de amor (canto em voz masculina), a cantiga de amigo (canto em voz feminina) e a cantiga de escárnio e maldizer (cantiga satírica, respetivamente com ou sem equívoco).

Que tipos de temáticas foram cantadas de diferentes formas por trovadores e jograis galego portugueses?

Os trovadores compunham cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer; O sofrimento amoroso do eu lírico é o tema das cantigas de amor; Nas cantigas de amigo, a temática é a saudade; Dom Dinis e João Garcia de Guilhade são alguns dos principais trovadores portugueses.

O que é uma cantiga medieval?

As cantigas medievais fizeram parte da literatura dos trovadores. Esse tipo de produção literária era dividido em três estilos básicos, cada um com suas características. São eles: as cantigas de amigo, as cantigas de amor e as cantigas de escárnio ou maldizer. As cantigas são um importante registro da Idade Média.

O que significa as cantigas amigo serem autóctones?

As cantigas de amigo procedem de uma reelaboração culta da lírica popular anterior nobre. São, portanto, de origem autóctone plural, a partir do contacto da lírica pré-trovadoresca popular, já reelaborada nas cortes, com a lírica cortesã occitana (a cançó).

É importante notar que quando falamos em poesia galego portuguesa?

É importante notar que quando falamos em poesia galego- portuguesa isso não implica dizer que os autores tenham nascido em Portugal, e sim que tenham escolhido aquela língua para compor suas obras.

Como se caracteriza a literatura galego portuguesa?

Entre as características de sua obra, destacam-se a intertextualidade, recorrência ao mundo onírico, predomínio da violência e da morte e as metamorfoses dos personagens.

Quem eram considerados trovadores?

Os trovadores eram artistas da nobreza do período medieval, em oposição aos jograis que eram das classes inferiores. A sua própria origem já está conectada com a música, pois compunham as poesias e as melodias para se acompanharem ao alaúde, por exemplo. Algo como poetas-cantores.

Quais são os tipos de cantigas trovadorescas?

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

O que é uma cantiga lírica?

As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. O principal tema desse tipo de cantiga é o amor não correspondido.

O que foram as cantigas medievais?

Cantigas trovadorescas é a denominação concedida aos textos poéticos da primeira época medieval e que fizeram parte do movimento literário do trovadorismo. Em geral, eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de “cantigas”.

Quais são as características das cantigas de amigo?

Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). Muitas vezes, há trechos de baixo calão e a pessoa alvo da cantiga é citada nominalmente.

Como era a cantigas de amigo?

Cantigas de Amigo. As cantigas de amigo originam-se do sentimento popular e na própria Península Ibérica. Nelas, o eu poético é feminino, no entanto, seus autores são homens. Essa é a principal característica que as diferencia das cantigas de amor, onde o eu lírico é masculino.

Categories: Popular lifehacks